sexta-feira, março 29, 2024
HomeNOTÍCIASI Seminário de Eficiência Energética da Eletrobras Eletronorte em Rondônia

I Seminário de Eficiência Energética da Eletrobras Eletronorte em Rondônia

Com o objetivo de buscar diretrizes e soluções, em conjunto com a sociedade, será realizado nos dias 05 e 06 de março, o I Seminário de Eficiência Energética da Eletrobras Eletronorte em Rondônia. O evento acontecerá em parceria com o Governo da Cooperação, Santo Antônio Energia e Sindicato dos Urbanitários de Rondônia – SINDUR.

O tema vem sendo discutido no país desde a década de 1980 pelo Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O programa visa promover a racionalização e o combate do desperdício de eletricidade. O Seminário envolverá ainda, questões de caráter ambiental e de cunho socioeconômico. Será também discutida a necessidade de utilização de fontes alternativas de geração e da melhoria da eficiência de equipamentos e processos produtivos, bem como, a conscientização da sociedade referente à adequada utilização de aparelhos (eletrodomésticos e eletrônicos).

O total de energia desperdiçada no Brasil, segundo o Procel, chega a 40 milhões de kW, ou a US$ 2,8 bilhões, por ano. Os consumidores, que incluem indústrias, residências e comércio, desperdiçam 22 milhões de kW; as concessionárias de energia, por sua vez, com perdas técnicas e problemas na distribuição, são responsáveis pelos 18 milhões de kW restantes. Em Rondônia, no ano de 2014, foram desperdiçados 23,24% de toda a energia distribuída para 580.859 consumidores. Nos últimos cinco anos, houve um acréscimo de 20,38% de consumidores no Estado. Isso corresponde a 98.344 de novas contas de energia.

“Hoje o desperdício no país é muito elevado. Isso gera uma conta alta para o bolso de todos os brasileiros. A conscientização do consumidor e de futuros profissionais de áreas técnicas é uma forma de evitar mais perdas. Por este motivo, promoveremos o primeiro seminário sobre o tema no Estado”, disse Orlando Francisco de Souza, coordenador de Eficiência Energética da Eletrobras Eletronorte.

“O Dia Mundial da Eficiência Energética é comemorado em 05 de março. Achamos importante a realização do debate junto à sociedade rondoniense. Convidamos todos para o evento”, lembrou o engenheiro Robinson Percy Holder, Gerente da Eletrobras Eletronorte em Rondônia.

O Seminário será realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, Rua Tabajara, 539, Pedrinhas. Informações: (69) 9291-4998/8129-5866.

Apoio

Apoiam este evento: a Eletrobras Distribuição Rondônia, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, a Prefeitura de Porto Velho, o SENAI, o SENAC e UNIR.

Programação

Dia 05/03/2015

07h30– Credenciamento e recepção

08h – Abertura com a presença de representantes do Governo do Estado de Rondônia, Prefeito Mauro Nazif, representantes do IBAMA, Eletrobras Eletronorte, Eletrobras Distribuição Rondônia, MP/RO, SINDUR, SENAC e UNIR.

09h– Palestra Magna – “Introdução A ISO 50.001” com o Engenheiro Davidson Pereira Campos, Gerente da Área de Eficiência Eletrobras Eletronorte – Brasília.

10h – Apresentação Cultural – Boi Bumbá Mirim Mancha Negra e Quadrilha Girassol das Três Marias.

10h30 – Intervalo – Café Regional

10h50- Palestra – “O Meio Ambiente e a Eficiência Energética” com o Especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Emerson Luiz Nunes Aguiar, Coordenador do Núcleo de Licenciamento Ambiental – IBAMA.

12h – Intervalo – Almoço

14h – Palestra Santo Antônio Energia

14h50 Palestra “Gestão da Eficiência Energética na Eletrobras Eletronorte”  com o Engenheiro Davidson Pereira Campos, Gerente da Área de Eficiência Eletrobras Eletronorte – Brasília.

15h40  – Palestra “Gestão e Aplicação de Eficiência em Energia no Governo de Rondônia” com o Engenheiro Eletricista, Tiago César Fontenelle dos Santos  da Superintendência de Gestão de Suprimentos e Gastos Públicos Essências – SUGESPE.

16h20 – Café Regional

17h –Palestra “Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Rondônia” com o professor Mestre Ciro José Egoavil Montero da UNIR.

17h40 – Encerramento.

06/03/2015

08h – Palestra “Investimentos Realizados em Eficiência Energética” com Ildefonso Madruga,  Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética da Eletrobras Distribuição Rondônia.

08h50 – Palestra “Rastreador Solar” com o Discente de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Fernando Gromiko Helena.

09h20 Palestra – “Aplicação do Plano Municipal de Eficiência em Energia Elétrica no Município de Ariquemes” com Luiz Carlos Bruno de Oliveira, da Superintendência de Gestão de Suprimentos e Gastos Públicos Essências – SUGESPE.

10h30 Intervalo – Café Regional

11h20 Palestra – Aplicação de Energia Fotovoltaica no Centro de Tecnologia da Eletrobras Eletronorte, Belém do Pará – Engenheiro Davidson Pereira Campos, Gerente da Área De Eficiência Eletrobras Eletronorte – Brasília.

12h – Encerramento.

Autor : Ariquemes Online | Fonte : Ariquemes Online

ARTIGOS RELACIONADOS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias