sexta-feira, abril 26, 2024
HomeNOTÍCIASNOTÍCIAS DO SANEAMENTOSINDUR realiza debate sobre a PL 3261/19 com a participação do Secretário...

SINDUR realiza debate sobre a PL 3261/19 com a participação do Secretário Executivo do ONDAS

No último dia 20, o Sindicato dos Urbanitários do Estado de Rondônia- SINDUR, contou com a presença ilustre do companheiro que é Secretário Executivo do Observatório Nacional dos Direitos a Água e ao Saneamento- ONDAS e Assessor de Saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários – FNU, Edson Aparecido da Silva que abordou com muitas explicações e esclarecimentos sobre o PL 3261/19 que altera o marco regulatório do saneamento e que vem tendo muitas discussões e embates para evitar que seja aprovado na Câmara Federal.

Estiveram presentes neste debate, além da Executiva e dos Dirigentes do Coletivo do Saneamento do Sindur, a Sra. Valdirene Aparecida de Oliveira, Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), Emanuel Meireles, Secretário Executivo do Conselho da Cidade – CONCIDADE, o Presidente da CUT-RO, Nereu Klosinski e companheiros do MAB.

A proposta deste encontro para os dirigentes e alguns convidados é assocializar bem as informações de como está toda esta discussão sobre a PL 3261/2019 e após, a ideia é preparar um seminário para os trabalhadores da base e a sociedade em geral, afinal saneamento básico é um tema de interesse e de grande importância para toda a sociedade.

Edson Aparecido, em nome do Observatório Nacional dos Direitos a Água e Saneamento  e FNU agradeceu o convite para estar presente neste encontro.

Para Edson esse PL, nesse formato deverá ser substituído por licitações, que abrem de vez o setor para a atuação do capital privado, cujo serviço é tradicionalmente associado a tarifas mais altas e serviço mais precário.