segunda-feira, abril 29, 2024
HomeNOTÍCIASNOTÍCIAS DO SANEAMENTOTRANSPOSIÇÃO FEDERAL - SINDUR recebe presidente da CEEXT

TRANSPOSIÇÃO FEDERAL – SINDUR recebe presidente da CEEXT

No último dia 30 de novembro, a Divisão de Gestão de Pessoas – DIGEP/Porto Velho, realizou uma Plenária Técnica, no Auditório do Sindur, com a presença do Presidente da Comissão Especial dos ex-Territórios, Sr. João Cândido de Arruda e seus assessores. Também participou deste encontro o atual presidente da Divisão de Gestão de Pessoas – DIGEP/Porto Velho, o Sr. José Carlos dos Santos. Estiveram presentes vários representantes e lideranças de Sindicatos, trabalhadores das empresas CAERD e CERON/ENERGISA que aproveitaram para tirar suas dúvidas e obter esclarecimentos referente a Transposição Federal. No período da tarde o Sindur teve a oportunidade de fazer seus questionamentos e tirar algumas dúvidas, aproveitando para entregar em mãos, ao presidente da CEEXT, a relação de todos os trabalhadores da CAERD contratados até 15/03/1987 que não foram transpostos, mas, que tem direito a transposição, sendo que para alguns os seus processos não tiveram análise, outros foram indeferidos para análise.
No que tange aos trabalhadores da CERON/ENERGISA, foram trazidas questões que geraram o indeferimento da transposição para alguns trabalhadores, como por exemplo, escolaridade, perda do vínculo, ou ainda, problemas enfrentados pelos já transpostos, como enquadramento diverso ao cargo da contratação, falta de recomposição
das verbas salariais, entre outros.

O Secretário de Finanças do Sindur, Roberto Leite, pontuou ao Presidente da CEEXT, que é necessário que a Comissão busque uma análise não somente dos requisitos legais, mas também da conjuntura local da época em que os trabalhadores foram contratados pelas duas empresas. O presidente da CEEXT também informou que em casos de indeferimentos, o procedimento correto a ser tomado no primeiro momento, seria a revisão da decisão do processo e não do recurso administrativo, sendo que a fundamentação permanece a mesma. O presidente foi bem solícito, recebeu a relação pessoalmente e também via e-mail e ficou de analisar e nos dar um retorno. Ele ainda nos passou seus contatos para que pudéssemos manter uma melhor comunicação ao longo do processo.