terça-feira, maio 14, 2024
HomeNOTÍCIASNOTÍCIAS DO SANEAMENTO22 DE MARÇO, É O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

22 DE MARÇO, É O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

HOJE, 22 de março, é o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, com objetivo de refletir sobre o significado da água para a vida na Terra e alertar a população mundial sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do nosso planeta.

Apesar de ser um direito humano fundamental, a água tem sido alvo da cobiça de grandes empresas, que se esforçam com a conivência e apoio de alguns governantes, para torná-la mercadoria, fonte de lucro de poucos e direito negado a muitos. Prova disso é a Medida Provisória 844 (enterrada na legislatura 2015/2018), mas ressuscitada pelo Governo Michel Temer no apagar das luzes, que prevê alteração do Marco Regulatório do Saneamento para priorizar empresas privadas na aquisição das concessões municipais para exploração dos serviços de abastecimento de água.

O Dia Mundial da Água foi criado exatamente para provocar reflexão, debate e compromisso de todos e todas com esse bem da humanidade, por isso é fundamental que este tema seja pauta do dia-a-dia.

Vamos juntar forças sobre esta pauta importante para a classe trabalhadora e para a população: a defesa da água como direito, não como mercadoria.

ÁGUA: O seu consumo é vital, mas sua preservação é fundamental. PRESERVE!

SINDUR – A LUTA CONTINUA!