sexta-feira, abril 26, 2024
HomeNOTÍCIASNOTÍCIAS DA ENERGIAEletrobras Eletronorte em Rondônia tem novo Gerente

Eletrobras Eletronorte em Rondônia tem novo Gerente

O engenheiro Eletricista Walter Fernandes Santos assumiu a Gerência da Regional de Operação de Rondônia, ligada a Diretoria de Operação da Eletrobras Eletronorte. O convite para o novo desafio foi proposto pelo Diretor de Operação da Empresa (Sede/Brasília), Willamy Moreira Frota.

No início da carreira de engenheiro, na década de 1980 prestou apoio e treinou as equipes da Usina Hidrelétrica de Balbina (AM) e Usina Hidrelétrica Samuel (RO). Ao retornar para Brasília atuou na Área de Operação Sistêmica e Operação de Instalação, sempre auxiliando os trabalhos de plantas Hidráulicas, Térmicas, Subestações e Linhas de Transmissão. Deu suporte, ainda, aos trabalhos de comissionamento da Usina Hidrelétrica  Tucuruí(PA) e Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes (AP).

Com um extenso currículo em trabalhos voltados para as instalações, adquiriu experiência e foi chamado em 1999 para assumir o Centro de Operação de Brasília. Em 2004 trabalhou na área de Comercialização de Energia. Em 2005 foi Assistente do Diretor de Operações da Eletrobras Eletronorte. Em 2009 assumiu a Gerência de Manutenção Elétrica e Civil de Instalações Hidráulicas e Térmicas. Em 2012 atuou no projeto do Sistema de Transmissão de Corrente Contínua – HVDC, onde acompanhou o comissionamento dos Equipamentos e Linhas. Em 2015 auxiliou os trabalhos de melhorias e reforços dos Sistemas do Mato Grosso e Tocantins na área de Gestão Antecipada, onde ficou até receber o convite para assumir a Regional de Operação do Estado de Rondônia, por ter uma vasta experiência no setor elétrico e 30 anos de trabalho na Empresa.

“Trabalho sempre em parceria para que os objetivos sejam alcançados. Acredito que o apoio de todos os colaboradores na nova jornada será de suma importância para atingir as metas propostas da Diretoria da Empresa para a Regional”, disse o engenheiro eletricista no primeiro  contato com as equipes em Rondônia.

Walter é natural de Uberlândia (MG), casado há 30 anos, com Vanda Maria de Carvalho Santos, com quem tem dois filhos: Luís Fernando, 27 anos (Engenheiro de Computação) e Jéssica Carvalho, 25 anos (Geóloga).

Sobre Regional

A Regional de Operação de Rondônia está diretamente ligada a Superintendência de Gestão de Ativos de Produção da Transmissão Oeste da Eletrobras Eletronorte (Sede/Brasília) e atua com seis (06) Divisões: a Divisão de Coordenação Técnica, Divisão de Suporte e Infraestrutura, Divisão de Operação de Ji-Paraná, Divisão de Operação de Porto Velho, Divisão de Operação de HVDC Porto Velho e ainda, a Divisão de Operação de HVDC Araraquara.

A Regional é responsável 1.808 km de linhas em 230 kV de norte ao sul do Estado. Desde novembro de 2013 a  energia elétrica gerada pelas Usinas do Complexo do Madeira – Jirau e Santo Antônio – começou a  ser transmitida comercialmente, por meio da Subestação Coletora Porto Velho que faz parte da Regional de Operação de Rondônia. A linha de transmissão em Corrente Contínua com 2.375 km de extensão é a maior linha do mundo em 600 kV DC, que interliga a subestação Coletora de Porto Velho com a Subestação Araraquara em São Paulo. Para atender a obra foram instaladas 5 mil torres em 81 municípios, partindo do estado de Rondônia e passando por Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. O Complexo do Madeira é considerado um dos maiores polos de geração do País.

Fonte: Assessoria