terça-feira, abril 30, 2024
HomeNOTÍCIAS10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos

10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos

No último dia, 10 de dezembro, foi comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data, comemorada em todo o mundo, foi instituída em 1950, dois anos após a Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a Declaração Universal do Direitos Humanos como marco legal regulador das relações entre governos e pessoas.

Nos trinta artigos do documento estão descritos direitos básicos que garantem uma vida digna para todos os habitantes do nosso planeta – liberdade, educação, trabalho, saúde, cultura, informação, alimentação e moradia adequadas, respeito, não-discriminação, entre outros -.

A Declaração é, portanto, um marco normativo que serve de guia para as condutas de governos e cidadãos. Seus princípios inspiraram e estão amplamente disseminados no arcabouço legal de diversos países, assim como nos inúmeros tratados internacionais que versam sobre o tema.

Hoje, mais do que nos outros dias do ano, é data singular para que no mundo a humanidade não perca a esperança de continuar batalhando por igualdade entre todos os cidadãos. Afinal, todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Todos são dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Vida longa ao Dia Internacional dos Direitos Humanos!

Autor : DIAP | Fonte : DIAP

ARTIGOS RELACIONADOS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias