terça-feira, abril 23, 2024
HomeNOTÍCIASTrabalhadores da Eletrobras mostraram sua força no 1º dia de paralisação

Trabalhadores da Eletrobras mostraram sua força no 1º dia de paralisação

s trabalhadores do Sistema Eletrobras mostram mais uma vez que estão mobilizados em todas as empresas. Neste primeiro dia da paralisação programada para 72 horas, o nível de participação foi muito forte.  Os relatos passados ao coletivo reafirmam a disposição de luta dos(as) companheiros(as).  Todos estão unidos na luta pelo pagamento da PLR 2014 já!

Em todos os boletins o CNE tem mostrado dados inquestionáveis, que apontam para um desempenho operacional excepcional dos trabalhadores da Holding. Fato reconhecido até mesmo pela direção em suas apresentações.  Mesmo com a redução do quadro de pessoal em mais de 5 mil pessoas nos últimos 2 anos, fruto do PDIV,  e a crise hídrica , o setor elétrico federal tem se mantido robusto. Uma prova inquestionável do comprometimento  de cada trabalhador, e que agora precisa se reconhecido com o pagamento de uma PLR digna.

O Coletivo sempre se colocou aberto ao diálogo, por isso tem participado de reuniões para debater a PLR 2014. Mas diante da falta de ação da direção da Holding, que não apresentou ainda nada de concreto, o caminho foi à luta. Caso seja apresentada nas próximas horas uma proposta efetiva, o CNE  vai analisa-la com bastante atenção.

O CNE alerta aos sindicatos filiados para que continuem mandando seus informes sobre a paralisação. É fundamental manter essa rede de informação para fortalecer ainda mais o movimento.

Nestes dias 12 e 13 de maio vamos intensificar nossas ações. Fazendo o trabalho de convencimento de cada trabalhador. Mostrando que a vitória depende de cada um.  O momento exige empenho máximo, pois ao trabalhador nada é dado, tudo é conquistado! PLR 2014 já!

Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico

A criação de uma frente parlamentar em defesa do setor elétrico federal será fundamental para fortalecer pontos estratégicos para os trabalhadores que são: Ganho Real, PLR , fim da terceirização, ampliação do quadro próprio, renovação das concessões das distribuidoras e contra a privatização.

Portanto, é muito importante que  cada companheiro do CNE convoque os parlamentares nos seus respectivos  Estados, fazendo o trabalho de convencimento. Mostrando o quanto é importante para o país ter um setor elétrico fortalecido, capaz de garantir a nossa soberania energética, garantindo crescimento econômico e distribuição de renda.

Assistente de diretoria da Eletronorte toma atitude pelega

Por essa nem os pelegos mais experientes esperavam, uma assistente de diretoria, Sr. Sônia Damasceno,  passou o dia tentando convencer os trabalhadores da Eletronorte a não aderirem a paralisação. Estranhamente essa trabalhadora se colocou acima dos diretores, cumprindo um papel que não é o seu. Será que a mesma abrirá mão da sua PLR 2014 ?  Com certeza não.

O CNE considera lamentável essa atitude tomada por essa companheira de trabalho. Onde é que já se viu tentar fazer um gol contra o seu próprio time.  Todos estão no mesmo barco. Se portar em favor da direção é no mínimo falta de inteligência.  A PLR 2014 é de todos.

Gerente da Divisão Regional de Rondônia da Eletrosul ameaçou trabalhadores

Outro fato condenável marcou esse primeiro dia de paralisação, que foi a ameaça de um gerente na subestação de corrente contínua da regional da Divisão Regional de Rondônia da Eletrosul, que inconformado com o fato da entrada estar bloqueada com faixas, disse que iria passar com o carro por cima dos trabalhadores, caso os mesmos não saíssem da frente.  Após muita discussão o referido gerente conseguiu entrar com ajuda da segurança por outro portão que se encontrava desativado.

Mais uma vez fica a pergunta: esse gerente também não tem interesse em receber a PLR 2014?

ATIVIDADES DO CNE

Até o dia 13/05 – Confirmação dos parlamentares que irão participar da Reunião do dia 21, favor Informar telefones e e-mail.
Dia 20/05 manhã – reunião do CNE no STIU-DF
DIA 20/05 – Tarde – Audiência com o MME
DIA 21/05 – Manhã – Reunião com os  parlamentares.
DIA 21/05 – Tarde reunião com o DEST
DIA 21/05 – Tarde reunião  com a Sec. Geral da Presidência