quinta-feira, abril 25, 2024
HomeNOTÍCIASSindur participa da Campanha “Se é público, é para todos” lançada no...

Sindur participa da Campanha “Se é público, é para todos” lançada no último dia 6, no Rio de Janeiro

O Sindicato dos Urbanitários de Rondônia, juntamente com participações de intelectuais, sindicalistas, movimentos sociais, partidos políticos e demais setores da sociedade civil organizada e o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas promoveram na tarde de ontem (6), palestras, debates e ato político- cultural, na Fundição Progresso – Rio de Janeiro. O encontro marca o lançamento da campanha “Se é público, é para todos”, criada para envolver os brasileiros no debate sobre a valorização do que é público: empresas, educação, cultura, saúde, espaços, entre outros bens e direitos ameaçados pela agenda neoliberal que avança a passos largos no país.

Projetos em tramitação – Entre os pontos discutidos no encontro estão os projetos de lei que trazem ameaças às estatais e ao setor público de forma geral. Entre eles, o PLS 555, que transformaria as estatais em sociedades anônimas e traria a proibição de que representantes sindicais e/ou políticos participassem de seus conselhos. O projeto, que agora segue na Câmara dos Deputados como PL 4918, abre portas à privatização das empresas públicas. Além das estatais, estarão em foco na campanha o espaço público, a saúde, a educação, a comunicação e a cultura, com geração de propostas que serão difundidas nas redes sociais e imprensa.

O PLP 268, que ameaça representação dos trabalhadores nos fundos de pensão, conquista histórica alcançada na década de 1970,também será discutido, bem como a alteração na lei que garante à Petrobras participação obrigatória na exploração do petróleo da camada do pré-sal. Há outras propostas em tramitação que ameaçam diversos setores da esfera pública e, diante deste quadro preocupante, a campanha torna-se ainda mais importante e necessária.

Programação completa

14h30 – Abertura do evento

Com Jair Pedro Ferreira e Coordenação Executiva do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas

15h – Debate “O que é público para você?”

Com Jandira Feghali, Guilherme Estrella, João Pedro Stédile, Roberto von der Osten, Carina Vitral e mediação de João Antônio de Moraes

17h – Debate “O que é público para você?”

Com Marcia Tiburi, Ricardo Lodi, Emir Sader, Lindbergh Farias , Guilherme Boulos e mediação de Maria Rita Serrano

19h – Ato político-cultural com a participação do ex-presidente Lula

Com a presença de lideranças dos movimentos sociais e centrais sindicais

21h – Encerramento com show do grupo de samba Casuarina.