sábado, abril 20, 2024
HomeNOTÍCIASII Seminário Saneamento para todos. Faça sua inscrição

II Seminário Saneamento para todos. Faça sua inscrição

O Sindaema-ES realizará no dia 28 de novembro o II seminário “ Saneamento para todos”. Veja a programação.

28 de Novembro 2014
Local: Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Vitória

8 h – Café de Relacionamento e credenciamento dos participantes.
8h30 – Apresentação cultural – Coral das Águas.
8h45 – Abertura: Saudação de boas-vindas pelo presidente do SINDAEMA – Leopoldino Batista Neto.
9h – Palestra de abertura –– Água e Saneamento como Direito Humano Fundamental – Palestrante: Rayne Ferreti Moraes – da ONU Habitat.

Mesa redonda – Os desafios da gestão da água no Espírito Santo.

10h– O problema da escassez de água no Estado de São Paulo – palestrante Edson Aparecido da Silva – coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental.
10h20– Política de Recursos Hídricos no Espírito Santo e na França. Comparação e Cooperação – Palestrante – Alberto Pêgo – Prof. MSc. de Filosofia. Membro do Comitê do Rio Jucu.
10h40 –– Diagnóstico da Política de Recursos Hídricos do Estado – Palestrante – Representante do Fórum Capixaba de Bacia Hidrográfica.
11h – Gestão da Água no Estado do Espírito Santo – Palestrante da Cia. Espírito-Santense de Saneamento – CESAN/SEDURB.

11h30 – Debate com o público – Debatedora: Marluce Martins Aguiar Professora doutora do curso de Saneamento ambiental do IFES.
12h – Almoço.

Mesa Redonda: Os desafios da universalização do Saneamento nas cidades brasileiras.

14h – Plano Nacional de Saneamento Básico – PLANSAB e Planos Municipais de Saneamento: Os desafios do Planejamento em Saneamento. Palestrante – Alexandre Araújo Godeiro Carlos – coordenador da equipe de apoio a planos municipais de saneamento básico do Ministério das Cidades.
14h30 – Desafios da Gestão municipal do Saneamento – Leonardo Deptulski. Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo.
15h – Debate.
15h30 – Café de Relacionamento.
16h- O Fundo de Investimento e Participações – FIP/Saneamento da C.E.F- Palestrante Cássio Jesus – Superintendente Nacional de Fundos Especiais da Caixa Econômica Federal.
16h30-  Debate com o público – Adailson Freire da Costa.
17h – ENCERRAMENTO

O evento contará com a presença aproximada de 200 pessoas entre estudantes, trabalhadores em Saneamento, lideranças comunitárias, lideranças políticas, movimentos sindicais, ambientalistas e sociedade interessada nos rumos do Saneamento e gestão da água no Estado.