terça-feira, março 19, 2024
HomeNOTÍCIASConfira as atividades já programadas para o Dia Nacional de Mobilização contra...

Confira as atividades já programadas para o Dia Nacional de Mobilização contra a MP que privatiza o saneamento

Nesta quinta-feira (30/8), serão realizados atos, protestos e audiências públicas em todos os estados para marcar o Dia Nacional de Mobilização contra a MP da Sede e da Conta Alta. Trata-se da medida provisória 844/18, editada por Michel Temer em 6 de julho que altera o Marco Legal do Saneamento Básico (lei 11.445/2007) no país com o objetivo de enfraquecer as empresas públicas e, assim, atender ao interesse do capital privado.

Confira as atividades já agendadas:

Audiências públicas:

. Maceió (Alagoas) – 30 de agosto – 14h – Assembleia Legislativa de Alagoas
. São Paulo (São Paulo) -30 de agosto – 14h – Assembleia Legislativa de São Paulo
. Salvador (Bahia) – 4 de setembro – 9h – Assembleia Legislativa da Bahia

Mobilizações:
. Natal (Rio Grande Norte) – 30 de agosto – 14h – Grande concentração em repúdio à MP 844/18 – em frente a Administração Central da CAERN
. Goiânia (Goiás) – 30 de agosto – 9 h – Grande mobilização contra a MP 844/18 e em defesa da Saneago pública (promovido pelo Stiueg)- em frente a Enel – antiga Celg – Gileno Godói – Rua 02, Quadra A37, 505 – Jardim Goiás, Goiânia – GO
. João Pessoa (Paraíba) – 30 de agosto – Grande ato promovido pelo Sindíagua-PB – concentração às 9 horas, em Jaguaribe rumo a Assembleia Legislativa da Paraíba
. Curitiba (Paraná) – 30 de agosto – Ato contra a MP 844 – 9h – concentração na Praça Santos Andrade em Curitiba, com saída para a Praça Central da Catedral
. Santos e Registro (São Paulo) – 30 de agosto – 7h30 – concentração em frentes as sedes da Sabesp nas respectivas cidades. (Santos – rua São Francisco, 128 – Centro / Registro – Rua Professor Antonio Fernandes, 155 – Vila Tupi)
. Salvador (Bahia) – 30 de agosto – 8h – Ato contra a MP 844 na Embasa do Rio Vermelho
. Piauí – Paralisação dos funcionários da Agespisa por 3 horas no primeiro expediente
. Rio Grande do Sul
– Região Pampa
: reuniões de mobilização e concentração para panfletagem na região central das cidades de: Caçapava do Sul, Lavras do Sul, São Borja e Itaqui;
– Região Litoral: mobilização e panfletagem nas seguintes cidades:
– Capão da Canoa (em frente à Corsan)
– Osório – 13h (em frente à Câmara Municipal)
– Ponte Giuseppe Garibaldi, entre Tramandaí e Imbé, concentração e panfletagem..das 10h até 12h;
– Cidreira – 13h (Concha Acústica);
– Torres – Panfletagem no centro. – A partir das 13h30;
– Região Central: ações de panfletagem no centro  das seguintes cidades:
Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Francisco de Assis, Agudo, Santiago e Venâncio Aires;
– Região Planalto: ações de panfletagem na região central das seguintes cidades: Carazinho, Lagoa Vermelha, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Soledade, Vacaria, São Valentim, Palmitinho e Nonoai.
 Região Missões:
SANTO ÂNGELO: panfletagem /SANTA ROSA: reunião e panfletagem /SÃO LUIZ: panfletagem/ TENENTE PORTELA: panfletagem/ CAMPO NOVO: panfletagem/ CRISSIUMAL: panfletagem/ CERRO LARGO: panfletagem/ PANAMBI: rádio pela manhã e panfletagem a tarde/ CRUZ ALTA: panfletagem/ IJUÍ: escolas e entidades sindicais/ TAPERA: panfletagem/ SANTA BÁRBARA: Entrega da Carta aos vereadores/ SALTO DO JACUÍ: reunião e panfletagem/ PORTO XAVIER: panfletagem
– Região Sul: reuniões de mobilização e atos de panfletagem nas principais cidades;
– Região Metropolitana: reuniões de mobilização e atos de panfletagem nas maiores cidades.

Apagão no saneamento básico

A MP 844/18  faz com que municípios mais pobres sofram um verdadeiro apagão no saneamento básico. Isso porque a iniciativa privada tende a se interessar apenas pelas cidades que dispõem de mais recursos, enquanto as companhias estaduais e municipais terão de se responsabilizar pelas regiões menos atraentes economicamente. E vale ressaltar que a medida provisória ainda dificulta o acesso desses municípios aos recursos federais, piorando ainda mais a situação.

Por isso, as entidades que compõem a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA) – incluindo a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) – estão organizando essa grande ação em prol do saneamento básico público e de qualidade no Brasil.

Diga NÃO à MP do Saneamento: vote na consulta pública do Senado

O Senado Federal abriu Consulta Pública sobre a medida provisória (MP 844/18), a chamada MP do Saneamento, que altera o marco legal do saneamento básico e altera a Lei nº 9.984, de 17 de julho de 2000, para atribuir à Agência Nacional de Águas competência para editar normas de referência nacionais sobre o serviço de saneamento.

Na prática, é a medida prevê a privatização do saneamento.

Vote contra essa medida na Consulta Pública do Senado.
Clique aqui para votar NÃO.

Mãos à obra. Vamos votar NÃO e pedir aos familiares e amigos para votarem NÃO também. Juntos vamos impedir a privatização do saneamento!

Leia a íntegra da MP do Saneamento: MP-844-18 – MP do Saneamento

Não vamos deixar que a MP do Saneamento seja aprovada pelo Congresso.
Vamos à luta contra mais esse retrocesso proposto pelo governo ilegítimo.
Urbanitários em luta: contra à privatização do setor elétrico e do saneamento.

ÁGUA, ENERGIA E SANEAMENTO NÃO SÃO MERCADORIAS!