quinta-feira, abril 25, 2024
HomeNOTÍCIASBoletim Energisa - Acordo Coletivo garante direitos mesmo que mudem a CLT...

Boletim Energisa – Acordo Coletivo garante direitos mesmo que mudem a CLT – Necessidade de fortalecer os sindicatos

Como já noticiamos em boletins anteriores, desde 2017 foram feitas inúmeras alterações nas relações do trabalho, com mudanças na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, onde o Congresso Nacional aprovou a Reforma Trabalhista que retirou direitos e garantias dos trabalhadores, sufocou os sindicatos. Em 2019 a Medida Provisória (MP 1045), já aprovada na Câmara Federal, muda mais uma vez, a CLT (Senado aprovará na próxima quarta-feira 08/09), criando uma modalidade de trabalho sem direito a férias, 13º salário e FGTS; cria outra modalidade de trabalho, sem carteira assinada (Requip) e sem direitos trabalhistas e previdenciários; reduzindo o pagamento de horas extras para algumas categorias; restringindo o acesso à Justiça gratuita em geral, não apenas na esfera trabalhista proíbe juízes de anular pontos de acordos extrajudiciais firmados entre empresas e empregados e outras alterações.

Com todas essas alterações, só nos resta fazer bons acordos coletivos, tendo em vista que, segundo entendimentos consolidado, as cláusulas convencionadas no acordo coletivo de trabalho garante os direitos nele fixados, mesmo que haja, como está acontecendo, sucessivas mudanças na CLT.

PARA A CELEBRAÇÃO DE BONS ACORDOS COLETIVOS, SÓ TEM UM CAMINHO: Sindicato fortalecido e categoria participando das lutas, quando necessárias. Umas das formas de fortalecer o nosso SINDUR é se filiando ao sindicato e participando ativamente das atividades que a categoria deliberar como necessárias.

Como sabemos, a maioria de nossos ACT’s – Acordos Coletivos de Trabalho, possuem como data base o dia primeiro de maio. Atualmente estamos na fase de acompanhamento do cumprimento dos acordos que já foram negociado.

CAMPANHA DE FILIAÇÃO AO SINDUR– SEGUNDO BRINDE, REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO, SERÁ SORTEADO DIA 13 DE SETEMBRO.

O sorteio do segundo brinde da campanha, um aparelho celular, ou uma TV ou o dinheiro, cujo valor foi fixado em R$2.000,00 (dois mil reais), tendo como primeiro sorteado o filiado JOSE INÁCIO DA SILVA FILHO, empregado da CAERD que trabalha no Município de Jaru/RO. O próximo felizardo será conhecido no sorteio que será realizado dia 13 de setembro, uma segunda-feira.

Se você não é filiado e deseja se filiar e concorrer aos próximos brindes referentes aos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, as fichas de filiações podem ser solicitadas através dos telefones (69) 3224-4905 e 3224-4653 ou através dos dirigentes sindicais de seu local de trabalho ou ainda por meio do e-mail sindur@sindur.org.br.

Os sorteios serão sempre transmitidos ao vivo, às 19h, através do facebook do SINDUR:
https://www.facebook.com/sindicatodosurbanitarios.sindur – Nos dias dos sorteios será enviado um link da plataforma google meet, para quem quiser assistir

FORTALEÇA NOSSA LUTA, FILIE-SE AO SINDICATO!